segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Taylor X Fayol - Administração científica.

Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense Frederick Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerada um subcampo da perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX.

Henri Fayol (1841-1925) é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.

Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford.

Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Fonte: Wikipédia
Videos no YouTube acesse:


TAYLOR - Administração científica
http://www.youtube.com/watch?v=JZq9a_r4C3M

Taylor X Fayol
http://www.youtube.com/watch?v=WQWrItnxHAQ
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário